sábado, 22 de junho de 2013

Gatos!!!




                                   Inteligência Felina


      Quando digo:você não sabe do que eles são capazes,me refiro a uma habilidade incrível que os gatos tem de cativar e assim conseguir que façamos o que eles desejam!
Por experiencia própria,(tenho atualmente 7 gatos) consigo ver coisas que jamais imaginava que gatos fossem capazes de fazer.Então,resolvi pesquisar um pouco sobre esse comportamento maravilhosamente inteligente!  

   Estudos científicos recentes têm comprovado nos gatos capacidades intelectuais bastante complexas.A mais notável destas habilidades é o aprendizado por observação, ou seja, a capacidade que gatos têm de aprender a desempenhar determinada função a partir da observação de um outro gato em desempenho.Embora isto pareça uma tarefa simples e até óbvia para muitos proprietários de gatos, vale dizer que o aprendizado por observação é algo tão complicado que, até o momento, não há evidências científicas convincentes de que cães sejam igualmente capazes de tal habilidade.
   Outro aspecto que chama bastante à atenção é o bom desempenho que gatos têm em testes de inteligência envolvendo o desaparecimento e o reaparecimento de brinquedos e /ou comida.   Para se ter uma ideia, crianças só são capazes de desenvolverem tal raciocínio por volta de 1 ano e meio de vida!
    Por fim, porém não menos importante, podemos citar a incrível capacidade que gatos têm de medirem o tempo com precisão, por exemplo, quanto devem gastar caçando, brincando ou até dormindo. É por isso que podem nos funcionar muito bem como verdadeiros despertadores pela manhã! Numa recente pesquisa científica, os gatos conseguiram diferenciar se haviam permanecido na gaiola por 5 segundos ou por 8 segundos!  Como isto? Se o experimentador os trancasse na gaiola por 5 segundos, ao ser liberto, acharia comida no lado esquerdo da gaiola. Se, por outro lado, o experimentador o tivesse deixado por 8 segundos na gaiola, ao sair desta, comida poderia ser encontrada do lado direito da gaiola. 
   Pesquisadores já estão investigando nos gatos domésticos formas ainda mais complexas de inteligência, tais como a noção de cálculo ou até mesmo a capacidade de elaborar atos de vingança! Portanto, há que se ter em mente que, mesmo sendo alunos mais complexos no adestramento, gatos são excelentes observadores.
     Alguns gatos têm aperfeiçoado um ronronar agudo infalível aos ouvidos humanos. Um estudo de 2009 descobriu que os humanos consideram essa mistura de alegria e agressividade difícil de ignorar. Os gatos tendem a usar esse recurso quando querem comida, e seus proprietários recebem a mensagem e atendem ao pedido dos bichanos. Quem tem gato em casa sabe do que eu estou falando, certo?



2 comentários:

  1. nossa me surpreendi agora com tanta inteligencia
    só discordo uma coisinha de voc: cachorros aprendem sim olhando outro cachorro! Aqui em casa uma ensinou a outra a comer roupa kkkk cruel isso né
    Tô brincando, pior que cachorro só aprende com treinamento né e não sabia que gato aprendia só olhando, gostei
    beijooos

    peequenavaidosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. kkkk verdade,não pensei direito na hora que postei...Pensando melhor ,tambem ja vi cães ensinando outros...Creio que a maneira deve ser um pouco diferente,mas obrigada!!!!bjossss

    ResponderExcluir