O Xadrez é um jogo tão antigo que, durante todos os anos de sua existência, várias foram as histórias associadas a sua origem.
De natureza recreativa e competitiva para dois jogadores,a forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do seculo XV, durante o Renascimento, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas. O Xadrez pertence à mesma família do Xiangq e do Shogui.
O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais). Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas
em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são
filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em
todo o mundo.
A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é dar xeque-mate (também chamado de mate) no adversário.
Teóricos do enxadrismo desenvolveram uma grande variedade de
estratégias e táticas para se atingir este objetivo, muito embora, na
prática, ele não seja um fato muito comum, já que os jogadores em grande
desvantagem ou iminência de derrota têm a opção de abandonar (desistir)
a partida, antes de receberem o mate.
As competições enxadrísticas oficiais tiveram início ainda no seculo XIX, sendo Wilhem Steinitz considerado o primeiro campeão mundial de xadrez.
O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, data de nascimento de Jose Raul Casablanca, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial. No Brasil, o I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez instituiu o dia 17 de agosto como o Dia Nacional do Livro de Xadrez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário