O ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) é um mamifero semiaquático,natural da Australia e da Tansmania.
Unicos mamiferos oviparos existentes,A espécie é monotípica, ou seja não tem subespécies ou variedades reconhecidas.
O ornitorrinco possui hábito noturno, Preferencialmente carnívoro, sua dieta baseia-se em crustaceos de agua doce, insetos e vermes.Possui diversas adaptações para a vida em rios e lagoas, entre elas as membranas interdigitais.É um animal ovíparo, cuja fêmea põe cerca de dois ovos que imcuba aproximadamente por 10 dias num ninho especialmente construido.Os monotremados recém-eclodidos apresentam um dente similar ao das aves (um carúnculo), utilizado na abertura da casca; os adultos não têm dentes.
Os machos têm esporões venenosos nas patas, que são utilizados principalmente para defesa territorial e contra predadores. Possui uma cauda similar a de um castor.
Em 2008 pesquisadores começaram a sequenciar o genoma do ornitorrinco e descobriram vários genes compartilhados tanto com os répteis como com as aves, mas cerca de 82%
dos seus genes são compartilhados com outras espécies de mamíferos já
sequenciadas, como o cachorro,a ratazana e o homem.
A espécie é dependente de rios, córregos, lagoas e lagos, podendo também ser encontrada em represas e diques para irrigação.A distribuição geográfica mostra considerável flexibilidade tanto na escolha do habitat quanto na adaptabitabilidade e a uma variação de temperatura. A espécie é capaz de enfrentar tanto as altas temperaturas das florestas tropicais de Queensland, como áreas montanhosas cobertas por neve em Nova Gales do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário