Coldplay
Coldplay é uma banda britânica de rock alternativo fundada em 1996 na Inglaterra pelo vocalista principal Chris Martin e o guitarrista Jonny Buckland no University College London.Depois de formar o Pectoralz, Guy Berryman se juntou ao grupo como baixista e eles mudaram o nome para Starfish. Will Champion entrou para tocar bateria, como vocal de apoio e multi instrumentista.A banda passou a se chamar "Coldplay" em 1998.
Conseguiram fama mundial com o lançamento do single "Yellow" em 2000, seguido por seu álbum de estréia lançado no mesmo ano, Parachutes, que foi indicado para um Mercury Prize. O segundo álbum da banda, A Rush of Blood to the Head (2002) foi lançado com várias críticas positivas, vencendo vários prêmios, inluindo o de Álbum do Ano pela NME, e vem sendo considerado o melhor álbum do Coldplay. O seu álbum seguinte, X&Y
foi inicialmente recebido com opiniões diversificadas da crítica após o
seu lançamento em 2005. No entanto, o quarto álbum de estúdio da banda Viva la Vida or Death and All His Friends (2008), produzido por Brian Eno, foi recebido com comentários favoráveis da crítica e obteve várias indicações para prêmios, vencendo o Grammy. Em 24 de outubro de 2011, a banda lançou seu quinto álbum de estúdio, intitulado Mylo Xyloto.Assim como seus antecessores, o álbum foi um sucesso comercial
O estilo musical do Coldplay foi definido como rock alternativo, chegando a ser comparado a Radiohead e Oasis. O vocalista e compositor Chris Martin, rotulou a música da banda como "rock calcário".
As músicas da banda tem sido chamado de "mediativo" e "azul romântico";
mas "[reflete] em suas emoções", e Martin "interminavelmente examina o
[s] seus sentimentos." O jogo de palavras líricas de Martin foi chamado de feminista, semelhante à Andrew Montgomery do Geneva.
Apesar da popularidade mundial do Coldplay, a banda manteve-se como
protetora de suas músicas para não serem usadas na mídia, recusando-se a
sua utilização para endossos de produtos. No passado, o Coldplay
recusou vários contratos milionários da Gatorade, Diet Coke e Gap, que queriam usar as canções "Yellow", "Trouble" e "Don't Panic", respectivamente.
De acordo com o vocalista e pianista Martin, "nós não seríamos capazes
de viver com nós mesmos se vendessemos os significados das músicas que
gostamos." A canção "Viva la Vida" foi apresentada no comercial da iTunes Store, publicando a sua disponibilidade exclusiva do single como um download digital no iTunes.Coldplay apoia a Anistia Internacional. Martin é considerado uma das celebridades de maior visibilidade que defendem o comércio justo, apoiando a Oxfam com a contínua campanha Make Trade Fair.
Ele esteve em viagens com a Oxfam para avaliar as condições, tem
aparecido em sua campanha publicitária e é conhecido por usar a "Make
Trade Fair" durante aparições públicas da banda (incluindo concertos do
Coldplay). A banda também foram filmados para Make Poverty History, clicando em seus dedos.
Durante os primeiros anos, o Coldplay se tornou amplamente conhecido
nos meios de comunicação por doar 10% dos lucros da banda para a
caridade, o que eles continuam a fazer até hoje.
O baixista Guy Berryman disse, "Você pode tornar as pessoas conscientes
sobre questões sociais. Não é muito esforço para nós fazer isso, mas se
isso pode ajudar as pessoas, então nós queremos ajudá-las."
A banda também pede que todos os donativos destinados a eles sejam
doados para a caridade, de acordo com uma resposta na seção FAQ do site
do Coldplay. Martin também protestou contra a Invasão do Iraque em 2003 e aprovou os candidatos Democrata à presidência dos Estados Unidos, John Kerry e Barack Obama, em 2004 e 2008 respectivamente.
Em junho de 2009, o Coldplay começou a apoiar a Meat Free Monday, uma campanha de alimentos criada por Paul McCartney que tenta ajudar a parar as mudanças climáticas, incentivando as pessoas a ter pelo menos um dia sem carne por semana.
De 17 e 31 de dezembro de 2009, o Coldplay leiloou uma quantidade de
objetos significativos da banda, incluindo uma de suas primeiras
guitarras, no eBay. As doações foram para a Kids Company, uma instituição de caridade que ajuda crianças e jovens vulneráveis em Londres. Um mês depois, em janeiro de 2010, o Coldplay tocou uma versão ligeiramente modificada de "A Message", intitulada "A Message 2010", na maratona especial Hope For Haiti Now, arrecadando dinheiro para as vítimas do terremoto no Haiti em 2010.
Segue a discografia dessa banda ,que para mim,uma das favoritas!!!!
Melhores musicas:
na minha opinião!!!
Don`t Panic
Shiver
In my place
Viva la vida
Lovers in Japan
Strawberry Swing
Lost
Cemeteries of London
Paradise
Charlie Brown
Don't Let It Break Your Heart
Nenhum comentário:
Postar um comentário