quinta-feira, 11 de julho de 2013

Cérebro!!!




                                      Cérebro











    O cérebro humano é particularmente complexo e extenso. Representa apenas 2% da massa do corpo, mas, apesar disso, recebe aproximadamente 25% de todo o sangue que é bombeado pelo coração.
   É um conjunto distribuído de milhares de milhões de células que se estende por uma área de mais de 1 metro quadrado.
    Divide-se em dois hemisférios: esquerdo e o direito.


   O hemisfério dominante em 98% dos humanos é o hemisfério esquerdo, é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. Enquanto o hemisfério direito, é responsável pelo pensamento simbólico e criatividade, embora pesquisas recentes estejam contradizendo isso, comprovando que existem partes do hemisfério esquerdo destinados a criatividade e vice-versa. Nos canhotos as funções estão invertidas.



   Embora a maioria dos animais tenha sistema nervoso, apenas três grupos (artrópodes, cefalópodes e craniata) apresentam cérebros complexos.



  Golfinhos sempre fascinaram as pessoas. Sua beleza, agilidade, interatividade com os humanos e sua comunicação sempre despertaram a curiosidade. No passado, apenas se suspeitava que para tudo isso tivesse um motivo. Agora, estudos profundos dos cientistas especializados comprovam que os golfinhos são as criaturas mais inteligentes do mundo depois dos humanos.(ainda acredito que tem muito humano que consegue estar abaixo dos golfinhos).



  Estudos mostram que golfinhos que aprendem alguma coisa em cativeiro ou enquanto estão sendo tratados temporariamente, quando soltos tem a capacidade de ensinar aos outros. Por exemplo, um golfinho que no cativeiro aprendeu a ficar em pé apoiado na cauda, depois de solto ensinou a brincadeira aos outros.

  Além dos estudos de comportamento que envolve a comunicação e o modo de agir desses animais, os estudos recentes são com base no cérebro. Muitos cérebros de golfinhos são maiores que dos humanos que ficam entre um e quase dois quilos. Ocupam assim um segundo lugar depois do homem quanto à massa cefálica tendo em conta o tamanho do corpo, enquanto os cérebros dos chipanzés têm em torno de 350g. Descobriu-se ainda que em algumas espécies a massa cefálica possui as mesmas características que permitem a inteligência humana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário