sábado, 29 de junho de 2013

Falando de Astronomia!!!



Galáxia

    Devido a ação da gravidade,incontáveis números de estrelas se mantem juntas como uma grande familia na imensidão do espaço.Nos chamamos de
galáxia.
    A imensidão entre elas vai das que tem poucos milhões de estrelas até aquelas que tem 10 milhões vezes mais.Se olharmos para o céu numa noite sem lua,veremos uma faixa nublada de luz atravessando o céu,essa luz  vem de milhões de estrelas que estão tão longe,que mal conseguimos ve-las a olho nu. 

                                                                                   Via Lactea.



Marte 

 O planeta do sistema solar que mais se assemelha a Terra.Tem montanhas e vales,vulcões e falhas causadas por terremotos,rios secos e calotas polares,atmosfera com nuvens,ventos e tempestade de areia.
Verão e inverno,temperatura proxima das conhecidas pelos humanos.Por isso,e o único lugar,além da Lua,que supostamente pode ser visitado pelo ser humano.

                                                    marte.



Planetário

    O primeiro planetário foi construido por Charles Boyle(1676-1731),conde de Orrery,aparelho com mecanismos de relógio ,para mostrar como a Terra e a Lua se deslocam duranteo ano.O equipamanto que hoje conhecemos como planetário chama-se Orrery em inglês.

                                                                                                                           Planetario do Iberapuera.


Eclipse

    fenômeno astronomico no qual um corpo celeste deixa de ser visivel,total ou parcialmente,por curto tempo por causa da interposição de outro corpo celeste.

       
                                                                                             Eclipse solar.

Estrela cadente

    O que costuma-se chamar de estrela cadente na verdade são meteoros que atingem a atmosfera.O atrito desse meteoros com a atmosfera produz a luminosidade.Eles se quebram,chegando a Terra em pedaços pequenos.Como na Lua não ha atmosfera,uns meteoros caem inteiros,formando crateras lunares.


                                                                                                                                            Meteorito.




Meteoros são incontaveis pedaços de pedra de vários  tamanhos que estão em torno do Sol.O meteoro recebe o nome de meteorito quando atravessa a atmosfera e cai na superficie terrestre.

                                                                                                      Meteoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário