domingo, 23 de junho de 2013

Curiosidades sobre o inverno!








   A menor temperatura já registrada na Terra foi de 89,2 graus Celsius negativos em uma estação de pesquisa na Antártida, em 1983. No Brasil, a temperatura mais baixa aconteceu em junho de 1996, em Urubici, Santa Catarina, quando os termômetros marcaram 17 graus Celsius negativos.

   Nosso organismo tem truques para driblar o frio. Primeiro as células da pele enviam sinais ao sistema nervoso, que faz o corpo tremer para ativar a circulação e aumentar a produção de calor. Depois, cruzamos os braços e encolhemos as pernas e as mãos para nos proteger. Para completar, os pêlos arrepiados formam uma camada de ar perto da pele que ajuda a preservar o calor.

  As roupas escuras têm maior capacidade de absorver calor. Assim, um casaco preto esquenta mais. Já as cores claras funcionam ao contrário, pois refletem o calor.

   O solo e o mar absorvem calor dos raios de sol e transmitem para o ar. Por isso, quanto mais alta uma região, mais fria ela é. É por isso que sempre há neve no alto das grandes montanhas.
Às vezes, a temperatura nem está tão baixa, mas a gente sente muito frio. Isso não é obra de nenhum fantasma. A culpa é do vento, que faz o corpo perder calor. Isso se chama sensação térmica. Quanto mais rápido o vento, mais gelados ficamos.

   A "depressão de inverno" ou "desordem afetiva sazonal" é caracterizada por fadiga, excesso de sono e isolamento nesse período do ano.

   Suspeita-se que a produção da melatonina também esteja relacionada à depressão. Nos países em que há baixa luminosidade, a produção desse hormônio é maior, e acredita-se que esse aumento da melatonina tenha uma relação inversa com a serotonina, neurotransmissor cuja diminuição levaria à depressão. Além disso, quando está frio, o nosso comportamento tende a ser mais introspectivo -saímos menos de casa e conversamos menos,e isso é um fator depressor.














2 comentários:

  1. Nossa quanta coisa bacana que eu não sabia sobre a minha estação favorita!
    Adorei! É sempre bom a gente conhecer essas coisas.

    Cereja Black // www.cereja-black.blogspot.com

    ResponderExcluir